top of page
  • Foto do escritorCamila, @BrasileirasdoMundo

Camila Vargas, Inglaterra


Brasileiras do Mundo: Qual a sua jornada pessoal com a migração? Como e por que você veio morar no exterior?

Camila: Em 2005 decidi encarar um desafio fora do país e fui pra Londres, na Inglaterra. Cheguei como estudante e mesmo com pouquíssimo conhecimento da língua inglesa e todas as dificuldades, consegui com muito esforço me formar em Banking Economics and Law e Business Management Practice. Era o começo da minha jornada de imigrante.



BDM: Qual sua jornada profissional? Em que se especializou no Brasil?

C: No Brasil cursei Jornalismo mas sempre soube que gostaria de expandir meus horizontes e aprender um outro idioma. Decidi deixar pra trás a carreira de jornalista com esse objetivo, entendendo que fora do país minha vida profissional tomaria outro rumo.


BDM: O seu atual empreendimento ou carreira foi a sua primeira escolha?

O conceito do projeto sempre foi o de promover a diversidade e autenticidade da comida baiana, ajudando a divulgar a história da Bahia e do Brasil.

C: “Little piece of Bahia” começou em 1989, quando minha mãe deixou Salvador para empreender. O conceito do projeto sempre foi o de promover a diversidade e autenticidade da comida baiana, ajudando a divulgar a história da Bahia e do Brasil. Maria do Carmo transformou o negócio em um sucesso e hoje eu carrego o seu legado, expandindo "Little Piece of Bahia" no Reino Unido e Europa.


BDM: Quais os principais desafios que você encontrou na nova profissão?

À distância, minha mãe passou os seus últimos seis meses de vida me ensinando cada receita.

C: Abrir um negócio no exterior, especialmente com a responsabilidade de carregar um legado, não é uma tarefa simples. Quando encarei o desafio de expandir o "Little Piece of Bahia" aqui fora, sua fundadora, minha mãe já estava doente. À distância ela passou os seus últimos seis meses de vida me ensinando cada receita e como tudo deveria ser feito, por telefone mesmo. Em Novembro de 2020 a perdi, e tive que carregar sozinha o desafio de fazer jus ao seu legado no meio de uma pandemia.



5. Dicas para mulheres brasileiras que pensam em empreender ou mudar de carreira no exterior:


Não desistam nunca! Aqui é um lugar de oportunidades. E de verdade, cada uma de nós vai encontrar uma dificuldade específica. No meu caso a maior barreira foi a língua, mas eu sempre soube que nada era impossível! Se eu consegui, você também consegue. Não esqueçam, somos brasileiras e brasileiras não desistem nunca!



O Little piece of Bahia é a Bahia na sua casa, onde quer que ela seja! A missão da Camila e do projeto é levar o legado que sua família construiu para o mundo, provando que a comida baiana não se aprende na faculdade, se passa de geração em geração. "Little Piece of Bahia" envia para toda Inglaterra e participa de diversas feiras especiais. O site para fazer os pedidos é https://littlepieceofbahia.co.uk/, o Instagram é @littlepieceofbahia.



bottom of page