top of page
  • Foto do escritorCamila, @BrasileirasdoMundo

Núbia Santos, Inglaterra 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿

Brasileiras do Mundo: Quando e por que você decidiu morar no exterior?


Núbia: Foi quando eu tinha apenas dezessete anos e acabei sendo aprovada pra uma agência de modelos em Londres, na Inglaterra. Era uma oportunidade imperdível. Eu, que nunca tinha nem ousado sonhar tão alto, me vi planejando uma viagem sem data de volta para a terra da Rainha.




BDM: Quais as maiores dificuldades que você encontrou no seu país de destino?


Sem amigos, minha vida se resumia a trabalhar e dormir.

N: Eu era muito nova, nunca tinha morado sozinha e travava toda vez que precisava falar em inglês. Me sentia sob muita pressão e bastante sozinha. Meus amigos e família no Brasil não entendiam porque eu estava triste, afinal eu estava vivendo um sonho! A verdade é que a carreira de modelo pode ser muito cruel até você aprender a lidar com as negativas constantes....e, sem amigos, minha vida se resumia a trabalhar e dormir.


O frio e os dias curtos ( aqui, no inverno o sol nasce às 8 e se põe às três e meia da tarde) me deixavam sem ânimo pra explorar a cidade. Com o tempo outras dificuldades foram se apresentando: do preconceito por ser latina e modelo à falta de dinheiro nos primeiros meses, que me fazia estar sempre contando as moedas e fazendo o máximo possível a pé para economizar nas passagens. Tudo era novo e desafiador, mas os britânicos, ao contrário do que ouvi falar, foram acolhedores comigo. Sempre que eu me perdia ou me embolava nas palavras eles tentavam ajudar, me entender... e isso tornou tudo um pouco mais fácil.


BDM: Do que mais sente saudade no Brasil?


N: Sinto muita falta das pessoas. Sinto que estou perdendo os principais acontecimentos das pessoas que eu mais amo. Perdi meu pai no final de 2019, ele teve um infarto e não resistiu. E desde então a cada aniversário ou data comemorativa que eu perco eu sinto que to perdendo um pouco de mim também...



BDM: Quais são as coisas das quais você mais se orgulha?


Tenho orgulho de não ter desistido e de não ter esquecido de onde vim, e principalmente das amizades que fiz!

N: Eu não imaginava que ia chegar tão longe. Aos 17 anos eu sentia que não podia pedir mais nada da vida além do que ja tinha conquistado... mas hoje quase completando 21 anos eu já trabalhei para marcas importantes, fiz capa de revista, e conheci pessoas que são lendas vivas dentro do mundo da moda. Tenho orgulho de não ter desistido e de não ter esquecido de onde vim, e principalmente das amizades que fiz! Conheci pessoas incríveis que me ensinam muito e que me incentivam sempre a sonhar mais alto, e sempre que possível me ajudam a realizar esses sonhos!





BDM: Dicas para mulheres que pensam em sair do Brasil?


N: Você não precisa fazer isso sozinha, pedir ajuda e encontrar amigos nos quais você possa confiar não te faz fraca. Morar no exterior não significa que você não pode ter dias ruins ou saudades de casa, seus sentimentos são válidos! Não seja tão dura consigo mesma.


Tenha em mente que dinheiro é importante, se planeje financeiramente. Se possível mantenha um planner da sua vida, saiba quanto de dinheiro entra e quanto sai. Faça uma reserva de emergência, tenha um plano B de emprego - ter autonomia financeira é provavelmente o maior autocuidado que você pode fazer por você mesma.


Mas também aprenda a ser sua melhor companhia. Ir ao cinema sozinha, turistar, o mundo é um lugar incrível - e nem sempre você vai ter alguém para explorá-lo com você. Não deixe que isso te impeça!


A Núbia está no Instagram como @rnubia_santos.

bottom of page