Camila, @BrasileirasdoMundo
Camila Souza, Portugal 🇵🇹
Brasileiras do Mundo: Quando e por que você decidiu morar no exterior?
Camila: Comecei a pensar a sair do Brasil ao buscar uma mudança de vida. Trabalhava a quase 5 anos na mesma empresa, morava com meus pais e sentia que precisava de uma mudança.
Uma tia, que já morou anteriormente na Espanha, estava se organizando para vir morar aqui em Portugal. Conversando com ela e vendo as possibilidades da tal desejada mudança, resolvi vir também. E então, alguns meses depois da decisão, estava embarcando para Portugal.

BDM: Quais as maiores dificuldades que você encontrou no seu paÃs de destino?
C: As maiores dificuldades que encontrei aqui, foram relacionadas ao trabalho. Sou pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho, com experiência de 10 anos em Recursos Humanos, e, apesar de muito ter tentado, não consegui trabalhos na minha área. Além disso, passei por situações xenofóbicas no ambiente de trabalho, principalmente, no que dizia respeito sobre a minha capacidade e até mesmo conhecimento sobre processos e procedimentos no trabalho. Perceber, que mesmo quando foi me dado a oportunidade de ser gerente (o que já é raro) não acreditavam quando eu fazia alguma coisa, que para eles, uma pessoa vinda do Brasil, não saberia fazer.
BDM: Quais são as coisas das quais você mais se orgulha?
C: Me orgulho de toda a minha trajetória até aqui. Em especial de ter conquistado as minhas coisas (morar numa casa minha (alugada), já que muitos moram por muito tempo em quartos, por exemplo, ter meu carro) e por atualmente, trabalhar na busca pela minha própria marca, com algo que eu goste e me identifico.
" Crie laços. Se permita conhecer e criar laços com pessoas novas. "
BMD: Dicas para mulheres que pensam em sair do Brasil?
C: Não se sinta inferior a ninguém. Não permita que a xenofobia te faça acreditar que você é menos ou pior que qualquer pessoa que seja, em qualquer paÃs que seja. Ser imigrante não é ser ilegal, você apenas, passa por um perÃodo de irregularidade documental!Crie laços. Se permita conhecer e criar laços com pessoas novas. Indiferente da nacionalidade delas. Laços com pessoas são fundamentais para que a gente se sinta minimamente pertencente aos lugares.
A Camila está no instagram com o seu negócio, o @paodequeijobomdemila.
* Todas as histórias publicadas aqui são reais e oferecidas pelas entrevistadas de forma voluntária. O Brasileiras do Mundo não se responsabiliza pelo conteúdo dos depoimentos.